Sinopse #01

Bom, Maleficats, então vocês escreveram o livro inteiro, perfeito, com personagens incríveis tipo a Lillith, uma história muito original e cativante. Mas e a sinopse?


Diferentemente do enredo, aqui não tem um segredo ou uma receita de bolo para ser seguida. Apresentarei para vocês uma forma de criar a sinopse através de perguntas e/ou fases do seu livro no próximo capítulo, contudo, não é uma ciência exata.


Não existe uma regra no que diz respeito à criação de uma sinopse. Existem várias sinopses com duas linhas e que nos deixam desesperados para mergulharmos no livro, ao mesmo tempo que existem outras sinopses que parecem um conto enorme e que podem dar spoilers sobre todo o livro ou apenas não dizer nada com nada. Poderíamos trocar várias sinopses por receitas de bolinho de chuva que daria no mesmo.


Aqui no Wattpad existem diversas sinopses boas, contudo... São milhares de sinopses ruins! Milhares já é um elogio, acreditem, acho que estamos em milhões. A sinopse de Clementia, por exemplo, é um lixo. Não tenho vergonha de admitir, mas eu vou a reformular assim que tiver um tempinho. Fica de exemplo de "como não fazer uma sinopse".


Mas então muitos irão me perguntar: O que eu preciso ter em mente para escrever uma sinopse?


1) NECESSÁRIO PRENDER O LEITOR: É de extrema necessidade que a sua sinopse consiga prender o leitor. Adicione questionamentos, reflexões e mistérios! Nada melhor do que os instigar a saber mais. Eu, Lillith, tento prendê-los na base do desafio. Talvez vocês devessem tentar fazer o mesmo, as vezes dá certo. Desafiem os leitores a lerem o livro de vocês.



2) NÃO ESCREVA UM CONTO PARA A SUA HISTÓRIA: Pessoal, uma sinopse não precisa ter mais do que quatro ou cinco parágrafos curtinhos. Não façam um resumo! Não precisamos saber tudo que acontece no livro de vocês. Mantenham o mistério do primeiro item! Esse é um dos itens mais difíceis. Nem todo mundo tem o dom de falar muito em poucas palavras, mas se esforcem, vale a pena.



3) NÃO DÊ SPOILERS, PELO AMOR DE DEUS: Gente, preciso falar mais algo? Por que eu vou ler um livro de 70 capítulos se o autor, em 15 linhas, já me contou tudo que acontece no livro? Por Lúcifer, parem com isso.



4) NÃO SEJA PROLIXO: Não tem necessidade de falar mais do que o necessário, embora seja difícil decidir o que é necessário. Pessoas prolixas são chatas... Eu sei porque sou prolixa, HAHAHA. Bora juntos aprender a sintetizar nosso pensamento, deixar de nos estendermos em demasia nos livros/sinopses.



5) PEÇA OPINIÃO: Não tem nada melhor do que um amigo. Se não um amigo, peça ajuda para algum Beta Reader. Se vocês quiserem, podemos ajudá-los com essa parte por aqui.



6) REVISE SÓ PARA REVISAR DE NOVO: Esse item é indispensável. Independentemente do quanto vocês possuem de domínio da nossa língua, revisem. Não existe ninguém que não tenha errado na sua vida. Quando você não conseguir mais revisar, dê para um amigo revisar. É muito difícil nós conseguirmos encontrar nossos próprios erros, mas para os "forasteiros" é bem mais fácil.


Beijinhos, Lillith.

2 visualizações0 comentário

© 2020 por PROJETO AURORA, auroradivinaeos@gmail.com. Todos os direitos reservados.

  • wattpad
  • Instagram
  • YouTube