Enredo #08 - Clichê aqui não, Método Pontos.

Certo, pessoal, é aqui que nós fugimos dos clichês. Esses dos momentos são os mais importantes do nosso enredo.


Vou apresentá-los para vocês com um pouco mais de carinho, pois eles podem fazer com que a sua história suba em um táxi e fuja dos clichês.


As dicas que vou apresentar aqui para vocês são uma mistura das minhas e das que estão postadas em um artigo no Blog Ficção em Tópicos.


Estão preparados? Não? Bom, não me interessa.



PRIMEIRO PONTO DE VIRADA: esse é o momento em que o escritor determina a relevância do personagem principal. Aqui criamos as expectativas no leitor. É aquilo que é surpreendente para o leitor não precisa ser surpreendente para as personagens.


CLÍMAX: esse é o momento em que o personagem expressa a essência da história. Aqui o leitor saberá se ele foi correspondido, frustrado ou surpreendido no que diz respeito às suas expectativas no ponto de virada. A última barreira até o grande objetivo ser atingido e, por isso, todas as fichas são colocadas na mesa.



As expectativas são extremamente importantes e podem determinar se o seu livro é bom ou meia boca para quem está lendo. Tudo depende da expectativa que ele colocou na resolução da lide do seu enredo. São as expectativas que nos deixam desesperados para saber o final de um livro ou ler o segundo volume da trilogia, por exemplo.


O autor do blog nos trouxe uma frase incrível e que vou compartilhar com vocês, pois é exatamente como eu me sinto: "Clichês nos incomodam tanto justamente porque nos oferecem algo que já sabemos ou já esperamos, o que resulta em experiências de baixa intensidade emocional e impacto".


Do que adianta lermos o livro inteirinho se já sabemos como vai ser o início, meio e o fim? Podemos ter alguma expectativa diversa da que o clichê nos conduz? Acho que não.


CONTUDO, que tal nós darmos um jeito de espantarmos os clichês do ponto de virada e do clímax? SIMBORA?


Quando você for escrever sobre o ponto de virada e o clímax, leve em consideração a resposta de vocês à essas perguntas que vou deixar aqui embaixo.


PRIMEIRO PONTO DE VIRADA:


◆ Que acontecimento concreto desestabiliza a forma padrão como o protagonista pensa ou se comporta no universo da história e tira ele de sua zona de conforto?


◆ Esse acontecimento coloca o personagem sob pressão e o força a reagir imediatamente? Que reação é essa?


◆ Como esse acontecimento afeta concretamente, psicologicamente ou socialmente a vida do personagem?


◆ Que expectativas o ponto de virada cria no leitor sobre o que vai acontecer na história?


◆ Que nível de conflito oferece uma perspectiva original sobre o tema da história? Como você pode desenvolver o texto de forma a explorar o conflito do ângulo mais inesperado e imprevisível?


CLÍMAX:


◆ Qual é o momento mais intenso da história, quando descobrimos se o protagonista vai ou não alcançar o desejo/objetivo que o acontecimento do ponto de virada despertou nele?


◆ Como você pode surpreender as expectativas do leitor sobre como a história vai se resolver de uma forma que ele não poderia imaginar, mas, ao mesmo tempo, faz sentido porque usa com base detalhes incluídos ao longo do enredo que passaram desapercebidos?


◆ O que muda na vida do protagonista quando comparamos quem ele era antes do primeiro ponto de virada e depois do clímax?


◆ O que muda na visão do leitor sobre o tema central quando comparamos o que ele sabia quando começou e terminou de ler o texto?


◆ Que acontecimento, situação, imagem, informação ou conceito sintetiza a essência do que você está tentando expressar e ajudará o leitor a entender o sentido da história e como tudo se encaixa? Qual o momento em que a ideia-chave do texto faz sentido?



Agradecer ao autor do Blog por nos disponibilizar essas perguntas incríveis que nos ajudarão a fugir dos clichês no que diz respeito a esses dois pontos mega importantes no nosso enredo.


Tenho certeza de que se vocês responderem essas perguntinhas, vão extrapolar todas as expectativas dos leitores de vocês!


Até a próxima, beijinhos, Lillith.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo