Enredo #07 - Pontos do Roteiro.

Olá, docinhos!


Não é exatamente um método de enredo de livros, mas pode ser usado como um. Isso quem decidirá são vocês.


Apresentarei os pontos importantes em um enredo com base no livro "5 Secrets of Story Structure How to write a Novel that Stands Out" da autora K. M. Weiland.


Certo, pessoal, vamos com muita calma, pois a informação que vou apresentar é como um tsunami: gigantesca.


Esse método de escrita é usado em roteiros, contudo, se a carapuça servir... Estou aqui para apresentar os milhões de métodos para vocês, usem o que vocês quiserem!

Nesse método, a linha cronológica é dividida por atos. Sendo eles, os seguintes:


◆ Primeiro Ato: O personagem está frequentemente confuso enquanto se esforça para se virar no conflito.

◆ Segundo Ato: Personagem está determinado a resolver o conflito de alguma forma. Custe o que custar.

◆ Terceiro Ato: O verdadeiro final da sua história.


Bom, agora que conhecemos os pontos, vamos ter que pegar uma lupa e dissecá-los, pois dentro de cada ato, existem algumas separações e pontos!



PRIMEIRO ATO:

Dentro do primeiro ato, nós vamos ter as seguintes separações:


APRESENTAÇÃO: Familiarização com o personagem, entendendo o que está em jogo e seus objetivos.

CONSTRUÇÃO: Posicionamento do necessário para o conflito principal enquanto a tensão aumenta.


Entre essas separações que estão no primeiro ato, vamos ter os PONTOS!


1° Ponto: GANCHO!


O gancho serve para a apresentação do seu personagem e a questão dramática da sua história. Esse é o momento de agarrar a curiosidade dos leitores.


2° Ponto: EVENTO INSTIGANTE!


O evento instigante é quando o mundo normal do personagem é afetado pelo conflito central do livro. Não é a parte em que o seu mundo é completamente engolido pelo conflito, estamos ainda em pequenas mordidinhas.



SEGUNDO ATO:


Teremos as seguintes separações:


REAÇÃO: Nesse momento, o personagem ainda está engatinhando na busca por entendimento.

COMPREENSÃO: Aqui o personagem está começando a entender melhor algumas coisas! Estamos cada vez mais indo em direção ao conflito central.

AÇÃO: O personagem tem um novo conhecimento adquirido no "ponto médio". Ele sabe o que precisa ser feito e de forma agressiva toma as medidas para conseguir seu objetivo.

RENOVAÇÃO DA FORÇA: Isso vale tanto para a vitória quanto para a derrota. O personagem vai estar motivado para avançar em um ataque contra seus inimigos. Contudo, ele vai dar o seu melhor e pagará por isso.


Vamos aos pontos desse ato:


3° Ponto: PRIMEIRO PONTO DE VIRADA!


Quando o personagem entra no mundo da aventura. É aqui que a sua história começa a andar de uma vez. Nesse momento, algo faz com que o seu personagem tenha algumas reações, tirando ele do mundinho calmo e chato onde ele estava antes. Ele ficará completamente maluco, atropelado por um caminhão de conflitos, mas se esforçará para resolvê-los.


4° Ponto: PONTO DE "BELISCÃO" 1!


Aqui é um mini ponto de virada onde o inimigo vai lembrar o nosso personagem de que ele é poderoso. Além disso, serão fornecidas novas informações aqui, preparando o leitor para os eventos que acontecerão no "Ponto Médio".


5° Ponto: PONTO MÉDIO (Momento da verdade)!


O protagonista, finalmente, entende sobre a natureza do conflito central da sua história, a força do inimigo e os seus objetivos. Agora o personagem principal não irá apenas se defender, ele vai atacar. VAI, TIME PROTAGONISTA!


6° Ponto: PONTO DE "BELISCÃO" 2!


Esse é o momento que o personagem toma um baque do inimigo, que mostra que não sairá por baixo dessa luta. Aqui o protagonista será lembrado do que está em jogo realmente. Podem aparecer novas pistas, contudo, esse beliscão é mais o tapa na cara do personagem principal. O quanto ele está disposto a pagar para derrotar o inimigo e conseguir atingir seu objetivo?



TERCEIRO ATO:


Estão presentes as seguintes separações:


RECUPERAÇÃO: Aqui o personagem está cambaleando, se recuperando do golpe do inimigo. Ele questionará suas escolhas e até mesmo seu compromisso com o objetivo final. Além disso, questionará a si mesmo. Entretanto, nesse mesmo momento, ele achará forças de Deus sabe lá onde e se levantará. Ele poderá buscar um lado mais obscuro para acabar com o inimigo ou adquirir um poder que não tinha antes.

CLÍMAX: Confronto entre o personagem principal e seu inimigo. Não tem como um dos dois saírem bem desse combate. DO OR DIE, BITCHES!

RESOLUÇÃO: Todas as pontas soltas da sua história são atadas aqui. Depois do confronto final, sua história acaba aqui. Revise tudo que restou para explicar e deixe organizadinho para um final incrível e emocionante.


Terminamos os pontos com os presentes aqui no terceiro ato:


7° Ponto: TERCEIRO PONTO DE VIRADA!


No final do segundo ato, o personagem chega a um momento que aparenta ser uma vitória, onde ele derrota o inimigo. Contudo, aqui nesse terceiro ponto, ele levará outra rasteira do destino (pobre coitado). Diferente de todas as outras, essa tem que ser a MAIOR RASTEIRA DO UNIVERSO. É o momento mais sombrio de todos do seu personagem. Aquela sensação de que "o que é um peido para quem já está todo cagado" ou o famoso "pior não fica".


8° Ponto: MOMENTO DECISIVO DO TERCEIRO ATO!


Aqui é onde acontece o duelo até a morte (o que pode ser bastante literal se vocês quiserem, tia Lillith aprova). Queremos ver sangue, dentes no chão e talvez uma peruca azul.


9° Ponto: PONTO CULMINANTE!


Nesse ponto, você contará para os leitores do que a sua história realmente se trata. Sabe aquele desabafo do mocinho quando termina de vencer o inimigo? É mais ou menos por aí. Após esse ponto, não existe mais conflito, estamos nos encaminhando para o fechamento do livro. Inclusive, esse ponto é bem próximo do final. Não existem mais obstáculos entre o personagem e o seu objetivo! VAI COM TUDO, FILHÃO!


10° Ponto: FINAL!


Acalma os seus leitores e coloca todos eles para chorarem com lencinhos.



Talvez vocês entendam melhor agora que leram e olharam direitinho aqui na linha do tempo. Lembrem-se que é um método de criação de roteiro muito usado em cinema, contudo, nada impede que vocês utilizem a metodologia para escrever o livro de vocês. Adaptem o que quiserem.


Agora que já falamos sobre os pontos, a autora desse blog chamado Escrevendo Asas os colocou nos filmes. Talvez assim vocês consigam entender melhor.


CAPITÃO AMÉRICA – O Primeiro Vingador.


Evento Instigante – Steve tenta pela quinta vez se alistar no exército. É interceptado pelo Dr. Erskine que o recruta para seu programa de super soldados.


Ponto Chave – Dr. Erskine complete seu experimento e transforma Steve em um super soldado – Steve deixa seu Mundo Normal para trás.


Primeiro Ponto de Virada – Hydra explode o laboratório, rouba o que sobrou do soro do Dr. Erskine e o mata. Steve é jogado no conflito principal contra a Hydra.


Ponto de 'Beliscão' I – Na Itália, com seu grupo musical, Steve, frustrado, descobre que seu melhor amigo, Bucky, está desaparecido. Contra as ordens, ele vai até o território inimigo para resgatá-lo.


Ponto Médio – Steve resgata Bucky e outros sobreviventes. Ele encontra o líder da Hydra, Johann Schimidt (Caveira Vermelha) – isso mostra a ele a verdadeira face do inimigo. Steve retorna à base como herói. Ele deixa para trás a fase de reação e entra no modo ação.


Ponto de 'Beliscão' II – [Segundo K. M. Weiland, o filme não teria esse Segundo ponto de beliscão. Capitão América segue em uma série de ações heroicas sem encontrar quase nenhuma resistência].


Terceiro Ponto de Virada – Em uma missão para capturar Dr. Zola, Steve e seus companheiros caem em uma armadilha. Buck cai em um precipício.


Clímax – Steve e seus companheiros invadem a base de Schmidt. Ele escapa, e Steve sobe em seu avião.


Ponto Culminante – Depois que Schmidt é arremessado para o cosmos pelo Tesseract, Steve percebe que não conseguirá aterrissar o avião sem machucar as pessoas em solo. Ele se sacrifica deixando o avião cair no Ártico.


Resolução – Steve acorda em Nova Iorque – e descobre que esteve desacordado por setenta anos.

Beijinhos, Lillith.



0 visualização0 comentário

© 2020 por PROJETO AURORA, auroradivinaeos@gmail.com. Todos os direitos reservados.

  • wattpad
  • Instagram
  • YouTube