Enredo #06 - Jornada do Herói.

Certo, então conhecemos a Jornada da Heroína, contudo, independentemente do gênero, você poderá adotar como método a Jornada do Herói, criado por Joseph Campbell no seu livro "O Herói de Mil Faces" e adaptada posteriormente por Christopher Vogler na obra "A Jornada do Escritor".


Diferentemente da Jornada da Heroína, essa jornada possui 12 etapas! As apresentarei para vocês da mesma forma que apresentei a outra Jornada.


1) O MUNDO COMUM:


Nessa etapa, você nos apresentará o personagem, como e onde ele vive, com quem se relaciona e como a sua vida poderia ser monótona e similar a qualquer outra pessoa. Mais ou menos um "Globo Repórter": como vivem? De que se alimentam?



2) O CHAMADO À AVENTURA:


Aqui começará de fato o enredo do seu livro. O personagem irá se deparar com um conflito, o chamado para a sua missão secreta ou nem tão secreta, que o tirará do seu mundinho comum e chato ou da sua zona de conforto. Não corram para os clichês das tragédias! Não precisa ser uma morte, um acidente, pode ser a necessidade de procurar um trabalho ou a tentativa de encontrar um par para comparecer naquele casamento da sua prima terrível que conseguiu noivar antes de você. Esse desafio precisa obrigar seu personagem a experimentar coisas novas.



3) RECUSA DO CHAMADO:


Em um primeiro momento, por medo ou insegurança, seu personagem recusará o chamado para a aventura, tentando se convencer de que aquilo não importa! Bobinho. Será uma briga mental sobre ir ou não ir. O personagem irá comparar o seguro onde está com o desafio que terá que percorrer até alcançar seu objetivo e decidirá permanecer onde está, obrigado. Todavia, por mais que tente, o personagem não conseguirá virar as costas ao chamado.



4) ENCONTRO COM O MENTOR:


Estão vendo? Aqui também temos um mentor. O mentor irá dar aquele empurrãozinho necessário. O personagem encontrará a autoconfiança necessária para pegar esse dragão pelo pescoço e aceitar o desafio. Vem pra o pau! Aqui deixo como exemplo a cena onde Hércules vai atrás do Phil.



5) A TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR:


Bom, se nosso personagem afirmou que estava pronto, agora ele terá que provar. Sairá do seu mundo para enfrentar o desconhecido. O tal do mundo não precisa ser um local físico, só precisa que seja desconhecido para o personagem, como, por exemplo: a descoberta de um segredo. Continuando com o nosso exemplo, aqui Hércules terá que enfrentar os monstros para se provar um verdadeiro herói. Se lembrem daquela cena onde ele conhece a Mégara.



6) PROVAS, ALIADOS E INIMIGOS:


Estamos já na estrada do desconhecido, então está na hora do nosso personagem começar a se deparar com os obstáculos, desafios pequenos e afins que, gradativamente, vão testar suas habilidades, deixando-o mais preparado para o que está por vir. Nessa parte vemos o personagem e sua capacidade de descobrir quem são as pessoas com quem ele pode contar e quem são as que desejam prejudicar a sua jornada. Vamos ver se o nosso personagem é capaz de descobrir por si só antes que algum deles faça alguma merda.



7) APROXIMAÇÃO DA CAVERNA SECRETA:


O nosso protagonista volta a ter os questionamentos anteriores, suas inseguranças, o medo... Esse momento da história pode ser facilmente comparado àquelas cenas de filme de terror: a pessoa está na banheira se questionando se o que viu é real ou não, se está com medo... Contudo, tudo parece incrível. Só que ele não sabe que só está incrível agora porque estamos preparando-o para o desafio maior! Respire enquanto puder, herói. Vocês se recordam daquela cena onde o Hércules está sendo pintado, mas está de saco cheio de ser herói... Está se questionando se essa é a sua vida, se realmente queria aquilo.



8) A PROVAÇÃO:


Nosso herói passará por um teste nesse momento. Enfrentará um inimigo ou passará por um conflito interior mortal. Independentemente de qual é a provação, nosso protagonista terá que juntar todas as suas experiências e conhecimentos adquiridos durante a jornada até aquele momento. Essa provação tem um sentido de TRANSFORMAÇÃO. Aqui o herói provará que não é só um rostinho bonito, ele sabe bater também.


9) A RECOMPENSA:


Depois que o nosso herói já passou por diversos desafios, como derrotar o inimigo e sobreviver à morte ou conflito interno, ele merece uma recompensa, não é Maleficats? Aqui ele se transformará em uma pessoa mais forte. Poderá ser uma reconciliação, um tesouro, novos conhecimentos, deixo para a criatividade de vocês escolher qual é a recompensa. Todavia, ainda não é o fim...



10) O CAMINHO DE VOLTA:


Aquele típico momento de reflexão, sem muito perigo. O personagem poderá ter que escolher entre a realização de um objetivo pessoal ou o famoso bem maior. Contudo, nesse momento, não tem aquela tensão do perigo, aqui estamos falando da sensação gostosa de missão cumprida. Mais ou menos como aquela cena onde a Mulan conseguiu colocar todos os Unos embaixo da terra, mas foi largada pelo exército nas montanhas. Sensação de missão cumprida, contudo...



11) A RESSURREIÇÃO:


A última batalha! Esse desafio é algo que vai muito além da vida dele, representando perigo para as pessoas à sua volta, sua comunidade, família, enfim, seu mundo comum. Se ele perder, todos sofrem. Seguindo o exemplo da Mulan, aqui é quando ela vai correndo para a China depois de ver os Unos saindo da neve! Temos que lutar contra o inimigo que achamos que estivesse morto.



12) O RETORNO COM O ELIXIR:


Finalmente, um pouco de reconhecimento. O personagem retorna para o seu local de origem, mostrando sua conquista e mudança. Os desgraçados que nunca acreditaram nele ou tentaram prejudicá-lo serão colocados nos seus devidos lugares. Seguindo o nosso exemplo da Mulan, aqui é quando ela retorna para casa com os presentes do Imperador para honrar a família dela.



Bom, Maleficats, espero que vocês tenham conseguido entender a Jornada do Herói. Estaremos sempre por aqui para tirar suas dúvidas. As perguntas mais pertinentes ou as que aparecerem com mais frequência serão respondidas no capítulo final intitulado "perguntas e respostas".


Beijinhos, Lillith.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por PROJETO AURORA, auroradivinaeos@gmail.com. Todos os direitos reservados.

  • wattpad
  • Instagram
  • YouTube