Enredo #04 - Métodos Snowflake e Cubing.

Hello, docinhos venenosos!


Como estamos hoje? Todo mundo bem e protegido?


Certo, vamos começar pelo mais complicado de entender.




1) Método Snowflake.


Aos que não são chegados no inglês, snowflake significa "floco de neve". A ideia do criador desse método é a de visualizar o floco de neve como uma figura geométrica, como, por exemplo, um triângulo. Quando colocados os flocos de neve um junto ao outro, formarão uma figura complexa.


Não entenderam? Nem eu, mas Randy Ingermanson, o criador, nos ajuda a traduzir a ideia dele. Você deve começar por uma frase que resume a sua história, então escreva um parágrafo e depois uma página. Darei o passo a passo para vocês seguirem.

a) Resuma o seu livro em apenas uma frase!



Randy nos recomenda que essa frase possua 15 palavras que em conjunto abordem as principais questões do seu enredo sem citar o nome dos personagens. A intenção é que fique mais ou menos assim:


× Uma mulher descobre que está sendo traída, termina o namoro e descobre que entendeu tudo errado.


Não se preocupem se vocês acharam que algo faltou, a ideia é que nós, aos poucos, acrescentemos o necessário para a nossa história! A cada passo que você der, a ideia é entender melhor o seu enredo!


b) Transforme a frase em um parágrafo.

Certo, agora que temos a nossa frase, vamos acrescentar mais alguns flocos de neve. Estimule um tempo máximo para você transformar a sua frase em um parágrafo, como, por exemplo, uma hora.


Esse parágrafo deverá conter o contexto da sua história, os principais desafios e o final do seu livro! A recomendação dos escritores é que o parágrafo seja formado por cinco frases. A primeira frase deverá descrever o plano de fundo e informações básicas da sua história. As frases do meio deverão conter a descrição dos principais eventos e desafios da sua história. A última frase ficará responsável por explicar como a história termina.


Ainda não entenderam? Não tem problema, vamos pegar minha frase e desmembrar aqui!


Annmarie é uma mulher de 26 anos que acabou de sair de um relacionamento dos sonhos com Drew por entender que ele a estava traindo. Ao decorrer do conto de romance, Drew tentará, de todas as formas possíveis, esclarecer os acontecimentos e acabar com o mal entendido! Entretanto, Annmarie não deixará a tarefa de Drew ser fácil, ela não está pronta para ouvi-lo, nem sabe se quer ouvir o que o seu ex tem para dizer. Cansado de estar longe de Annmarie por uma bobagem, Drew irá armar um plano para fazer com que a teimosa escute tudo que ele tem para dizer.



c) Faça resumos de uma página sobre seus protagonistas.


Agora que você já tem uma ideia do que acontecerá no seu livro/conto, está na hora de desenvolver seus personagens. Eles são responsáveis por conectar o leitor ao livro/conto que você está escrevendo, então os faça direitinho!


Selecione os personagens mais importantes do seu livro e escreva sobre eles seguindo, mais ou menos, essa listinha. Você poderá adicionar questões que são importantes/pertinentes para a sua história, como, por exemplo, o signo, se a sua história tiver alguma relação com signos.


· Nome do personagem.

· Resumo do arco do personagem em uma frase. (O arco do personagem é a sua trajetória do ponto de partida até o ponto final, por exemplo: o personagem começou sendo preconceituoso, mas, no decurso do seu livro, ele entende que isso é errado e tenta se redimir)

· Motivação do personagem. (Ex: vingança)

· Objetivo do personagem. (Ex: Acabar com os planos do vilão da história)

· Conflito do personagem. (São os obstáculos que ele enfrentará até atingir o seu objetivo)

· Epifania do personagem. (A evolução dele durante o enredo).

· Agora, com o resumo do arco do personagem em uma frase, você transformará em um parágrafo, contendo todas as informações acima.



d) Transformar o resumo de um parágrafo em uma página.


Você já possui uma boa ideia do seu enredo e conhece os personagens principais. Agora você pegará aquele resumo que você fez do enredo em um parágrafo e o transformará em uma página! Não é tão difícil, pois agora você tem mais informações do que tinha antes! Vamos lá, pessoal, façam um esforço.


e) Agora o resumo que você fez dos personagens, se transformará em uma página também!


Escreva de forma mais detalhada sobre seus personagens. Pegue o seu resumo e transforme em várias frases. Vai com fé, no final, dá tudo certo.


f) O resumo de uma página que você fez sobre o enredo, agora tem que se transformar em quatro.


Não é necessário que vocês façam tudo isso em um dia, pessoal. A intenção é ir evoluindo a sua ideia, aí quando você menos perceber, puff, temos um livro/conto em andamento! Você vai começar a mencionar cenas, descrever processos e pensar estrategicamente sobre o desenrolar dessa história.


É natural que, durante esses passos, você retorne até os outros e os atualize com ideias novas que teve durante esse método!


g) Faça fichas completas dos seus personagens!


Essa é a hora de falar sobre data de nascimento, motivação, características físicas etc. Pode ser que nesse passo você mude de ideia completamente sobre como imaginava que seus personagens seriam! Essa é a graça do método.



h) Faça uma lista de todas as cenas que você precisa ter no seu livro/conto.


Em uma frase, descreva as cenas que são obrigatórias. No caso do meu conto, eu coloquei as seguintes:


· Apresentação da personagem principal

· Traumas da protagonista

· Apresentação do relacionamento de Annmarie e Drew

· Término

· Tentativas frustradas de Drew

· Reconciliação


E AÍ ESTA O MÉTODO SNOWFLAKE! Ele é extremamente demorado, aconselham que ele seja realizado em duas semanas, para dar tempo de você pensar, repensar, escrever e apagar várias vezes! Assim, conseguimos criar uma história que tem coerência, com começo, meio e fim, e personagens reais.



2) Método Cubing.


A ideia é utilizar a imagem de um cubo para desenvolver sua história, cada lado do cubo representa um elemento diferente, um ângulo sob o qual você deve descrever o enredo.


Esse é o método mais adaptável deles. Em suma, você fará seis perguntas que precisam ser respondidas. Encontrei algumas perguntas quando estava pesquisando para postar aqui no Coach do Desespero. Acho que se vocês seguirem essas perguntinhas, tudo estará certo!


Esse é o método que eu utilizo, contudo, eu vivo adaptando minhas perguntas. Com o passar do tempo e a prática, você poderá fazer o mesmo.


2.2 Personagens – Quem são os protagonistas da história?

2.3 Cenário – Onde se passa a história?

2.4 Conflito – Qual o principal desafio a ser ultrapassado pelas personagens?

2.5 Resolução – Como o conflito é resolvido?

2.6 Tema – Qual o tema ou assunto central da história?

2.7 Favorito – O que você mais gosta nesta história?


Agradeço ao pessoal do site Biblio Mundi por apresentar essas dicas incríveis que estou repassando para vocês. Aproveitem e abusem das dicas.


Beijinhos, Lillith.

5 visualizações0 comentário

© 2020 por PROJETO AURORA, auroradivinaeos@gmail.com. Todos os direitos reservados.

  • wattpad
  • Instagram
  • YouTube