Enredo #03 - Tema.

Oi, xuxus!


Existem várias pessoas que desconhecem a diferença entre o tema e o gênero. Você que está lendo! Você sabe o que é o tema? Veremos.


O tema escolhido por vocês precisa ser um que você ache muito interessante, pois tenha em mente que ficará um bom tempo refletindo, pesquisando e escrevendo sobre ele!


Não pode ser escolhido às pressas, tome seu tempo e pense com bastante carinho. Esse pode ser um dos principais motivos pelo qual os autores abandonam seus livros aqui no Wattpad!


O autor teve uma ideia ótima sobre revolução, mas não gosta de nenhum filme nesse estilo e nem leu nenhum livro com esse tema também! A história começa incrível, contudo, e quando acabarem as ideias? Você terá que pesquisar, ler sobre... Será que vai ser legal? Fica o questionamento pela tia Lillith.


O autor do Blog Dicionário Criativo nos traz uma informação pertinente, afinal, muitos desconhecem o real significado de tema!


"TEMA é uma palavra derivada do grego que significa "algo posto antes", ou seja, aquilo que é colocado de início e que ajuda a determinar um curso futuro."



Contudo, não se apavorem! O tema que você escolherá nesse momento inicial da sua história pode e será algo mais genérico!

Façam esse exercício: Se o tema da sua história tivesse que ser dito em uma só palavra ou expressão, qual seria? Preconceito? Amor? Superação? Loucura?


Pensem, definam o tema antes de começarem a escrever a história de vocês. É importante que vocês saibam exatamente a ideia que querem passar para o público de vocês. No meu caso, no Clementia, eu quis mostrar o preconceito sendo quebrado pela nossa anja Ivy.


Agora, você ainda não conseguiu descobrir um tema para a sua história? Não tem problema, vou lhe dar algumas ideias que podem vir a ajudar.


Todos os escritores estão sempre antenados ao que está acontecendo ao seu redor, não interessa se dentro de casa ou na rua. Muito do meu material pode ter vindo de alguma experiência familiar sem que eu nem desconfie.

Hoje mesmo, no jantar, olhe para a sua família e responda essa pergunta mentalmente: O que você está vendo?

Beijinhos, Lillith.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo