Dicas para Antes de Escrever #01

SAGA: COMO SER UM ESCRITOR PARTE 1

Resolvemos postar algumas dicas incríveis no Coach do Desespero!

Em busca das melhores dicas – além das de nossa autoria – encontramos diversos blogs que forneceram informações pertinentes para você escritor de início de carreira! Isso mesmo, você!


Vamos publicar várias dicas nesse livro para que o hábito de escrever e o seu livro se tornem muito mais fáceis e prazerosos! Nada de entrar em colapso porque não consegue escrever, seus problemas acabam agora mesmo!

Para os que não sabem, Luciela é formanda de Linguística, enquanto a Lillith que vos fala é graduanda de Direito – ou seja, nada a ver, KKKK. Contudo, minha loucura e criatividade é tamanha que me sinto apta a ajudá-los durante o seu caminho para a glória dos escritores! Quem sabe não sai a próxima Jane Austen do Wattpad!


Chega de enrolação e vamos para a primeira dica incrível que achei em um Blog denominado "Dicionário Criativo".


Começamos com a saga fantástica no Coach do Desespero:


"COMO SER UM ESCRITOR"

"O escritor que espera por condições ideais para trabalhar vai morrer sem colocar uma palavra no papel." E.B. White


Essa é uma citação de Elwyn Brooks White, um escritor e jornalista estadunidense! O autor do Blog começou com a mesma frase desse incrível escritor e nada me pareceu tão certo!


Da minha forma confusa, explicarei as dicas que foram passadas no Dicionário Criativo para vocês!

É necessário que vocês criem um hábito de escrever, não fiquem pensando muito sobre o que precisa ser feito, as pesquisas que teriam que ser feitas antes mesmo de escrever e afins, quando vocês perceberem, terão desperdiçado muito tempo!


Não esperem por um momento mágico! Não existe um momento mágico antes de escrever, eles aparecem quando estamos escrevendo e falo isso por experiência própria!


Evitem pensar se o que escreveram está bom o suficiente, se o caminho que adotaram para a história é o melhor ou o que queriam. ESCREVAM! Depois que vocês terminarem de escrever, deixem em "banho-maria" por um tempo, escutem uma música, vejam uma série e, só depois, leiam novamente o que foi escrito, dessa forma vocês vão conseguir avaliar de forma crítica o que escreveram e até trocar alguns aspectos do capítulo escrito!


NÃO TENTEM REVISAR NO MESMO MINUTO! Isso nunca dá certo!

Entretanto, como criar um hábito?

Primeiramente, defina um horário para escrever, o que seja melhor para você! Depois que você criar esse horário e estiver seguindo religiosamente, aos poucos você não vai mais sentir a necessidade de se forçar a escrever tão somente nesse horário, mas é assim que se começa.


Não necessariamente você precisa escrever todos os dias, mas organize sua agenda, imprima um planner gratuito na internet! Eu mesma imprimi o meu para usar em casa enquanto estou trabalhando! Tenho vários planners, até um caderninho que estou usando para o concurso! Se organize, você verá que isso serve para tudo na sua vida, crie esse hábito!


Ainda, seguindo essa dica, TENHA UM LUGARZINHO para você! Algo bem legal, cheio de recadinhos, que tal? Não interessa que espaço seja, mas ele precisa existir e deve fazer com que você se sinta bem por passar algum tempo ali escrevendo! Decore! Compre post it ou recorte folhas e cole com fita adesiva! Criatividade é essencial para nós escritores, então, por que não usar para outras coisas, como, por exemplo, decorar nossa toca? Imagine! Ouse!


(Se você é como a Pandora e tem uma família espaçosa e barulhenta, o banheiro é o melhor lugar para escrever).

Outra dica que foi apresentada no blog foi a de criar METAS!

– Mas, metas de quê, Lillith? – perguntou um Maleficat.


Meta de palavras, mas nada impede que você crie metas de capítulos se for mais ousado!

A ideia de criar metas serve para tudo, tanto que é usada pelas grandes empresas, como Renner, Marisa e demais lojas! Crie uma recompensa para sempre que você atingir essa meta.

Que tal uma comida gostosa feita por você? Um dia inteiro de lazer sem escrever? Leitura de um livro? Precisa ser algo que você goste muito, que seja IMEDIATO E TANGÍVEL. No meu caso, eu gasto dinheiro comprando maquiagem na internet ou mexendo no photoshop sem compromisso!

Você deve criar suas metas, ninguém pode criá-las para você. É necessário que você se conheça e saiba até onde pode ser pressionada. Afinal, pressão demais pode e/ou faz muito mal!

Não tem necessidade de colocar uma meta de quatro mil palavras por dia! A ideia aqui é você escrever com consistência e frequência!

Coloque uma meta de mil palavras por dia que você escolher escrever, caso você esteja atingindo essa meta sem muito esforço, aumente aos poucos! NÃO SE COBRE DEMAIS! Escrever tem que ser divertido, satisfatório para você! Se você transformar a escrita em algo ruim, pode ser que você não queira mais escrever e abandone o seu livro!

O autor do blog traz uma citação de uma escritora chamada Ana Rüsche, a qual adverte os escritores no início de carreira:

"A pessoa não pode avaliar se escreveu bem pelo número de palavras. Vejo muita gente iniciante escrevendo romances com 600 páginas sem trabalho de texto, sem gastar cérebro na trama, sem revisar cenário. Ou seja, escrever por quilômetros não é escrever bem."

Prontos para a próxima dica? DEFINA SUAS TAREFAS ANTES MESMO DE ESCREVER!


– Como assim, Lillith? – indagou alguém da plateia.


Simples! Você precisa saber como quer que sua história comece e como quer que ela termine! Não necessariamente precisa que essa sua primeira ideia seja EXATA, mas é extremamente essencial que você tenha uma ideia bastante concreta de como sua história deve se desenvolver até chegar naquele final que você tinha originalmente pensado!


– Por que isso, Lillith?


Você já leu aquelas histórias enormes no Wattpad que parecem não acabar nunca? Ou aquelas que você sente que depois de uma certa parte do livro, perdeu totalmente o rumo da história e continuou só pelos views? Não escreva um romance de 80 capítulos se ele não tiver um início, meio e fim bastante definido!


Para que isso seja possível, pegue seu novo planner da dica anterior e anote o que você precisa escrever durante essa semana, por exemplo:


Primeiro capítulo: introdução da mocinha e/ou mocinho, personagem principal da história (segunda-feira).


Segundo capítulo: descrição da cidade e/ou mundo imaginário para melhor entendimento do leitor (quarta-feira).


SEXTA-FEIRA: Revisar primeiro e segundo capítulo!


Dito isso, espero que aproveitem bastante essas dicas e as próximas que trarei para vocês!

Beijinhos, Lillith!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo