Diálogo #04 - Pontuação de Diálogo: Aspas.

Atualizado: 22 de Dez de 2020

Vou ser bem sucinta aqui: NÃO!


HAHAHAH


Odeio revisar pontuação de diálogo com aspas.


Esse tipo de diálogo é usado pelos americanos, mas, como vocês podem escolher qual querem usar, é minha obrigação me esforçar para apresentar a pontuação com aspas.


[QUE ÓDIO]


Certo, vou dar um "CTRL C" e "CTRL V" na parte dos verbos dicendi, pois não tem nada de novo sob o sol, eles continuam iguais.

Segura na mão de Lúcifer e vai (essa frase é para mim, estou tentando me motivar para escrever esse capítulo).


VERBOS DICENDI/SENTIENDI


1) VERBOS DICENDI:


Eu cansei de falar sobre eles para vocês! São conhecidos também como verbos de elocução.

Esses verbos aparecem no inciso (vocês se lembram dele? Caso não se recordem, voltem algumas casas). Eles auxiliam a introdução da fala e pensamentos dos personagens ou narrador.

Para os que ainda não entenderam, aqui vai alguns exemplos: perguntou, questionou, disse, indagou, exclamou etc.


2) VERBOS SENTIENDI:


Já os verbos sentiendi, eles são irmãos dos verbos dicendi. Ao contrário do dicendi, que explica um ato oral, os sentiendi são os que exprimem emoções dos personagens, estado de espírito ou reações psicológicas como, por exemplo: berrar, gaguejar, gemer, suspirar, lamentar e balbuciar.

Tanto os verbos dicendi quanto os sentiendi aparecem após o travessão com LETRA MINÚSCULA. Isso mesmo, pessoal, eles aparecem com letra minúscula porque são uma "extensão" do discurso.


♡ Exemplo:

"Lillith, você não está esquecendo nada? ", perguntou Pandora. (dicendi)

"Não, acredito que não... Mas nunca se sabe! LUCIELA, PEGUE DOIS LOUBOUTINS NO MEU ARMÁRIO!", berrei para a outra alta sacerdotisa, que ainda estava dentro da mansão. (sentiendi)

Lembrem-se: letra minúscula.


Se vier um vocativo antes, ele precisa estar com letra maiúscula.


♡ Exemplo:

"Preciso de uma ajudinha aqui, Lillith!" Pandora reclamou enquanto tentava levar três malas para o nosso carro. (VOCATIVO)

"Você parece estar se saindo muito bem, só não derrube minha Chanel." Pisquei para Pandora. Ela ficou extremamente furiosa.

"Não sei o porquê de eu ainda me surpreender com a sua cara de pau, idiota!" ela gritou.


♡♡♡♡


CERTO PESSOAL, eu preciso saber se vocês entenderam muito bem essa parte, pois, para entender a pontuação, os verbos dicendi/sentiendi precisam estar na ponta da língua. Comentem se vocês entenderam aqui para que eu possa sempre achar uma melhor forma de explicar para vocês.

Bom, vocês devem estar vendo alguns "errinhos" na pontuação dos diálogos, contudo, não, eles não estão errados. Chegaremos nessa parte.


BORA NÉ, FAZER O QUE!



PONTUAÇÃO DE DIÁLOGO COM ASPAS


1) POSIÇÃO DAS ASPAS:


Quando o nosso diálogo é iniciado e terminado com as aspas, a pontuação final vai para dentro das aspas! Isso, se não tiver um verbo dicendi/sentiendi no inciso.


Exemplo:

"Algo parecido com isso."

"Não acredito que você foi capaz de fazer isso!"

"Você sairá com essa roupa?"

"Se você estiver disposta a discutir com ela..."

Se o diálogo começar de uma narrativa, é necessário que, após as aspas finais, tenham um ponto final. Ele deve ficar assim:

Segui Ohana por uma rua lotada, a poucos quarteirões do seu destino, quando, então, ela tomou coragem e perguntou: "Lillith, você vai mesmo fugir?".

Vocês estão vendo porquê eu não gosto de diálogo com aspas? C-H-A-T-O.


♡♡♡♡

2) DIÁLOGO SEGUIDO DE TRECHO NARRATIVO COM VERBO DICENDI/SENTIENDI:


Nesse caso, quando nosso inciso possuir um verbo dicendi ou sentiendi, ele será separado com uma vírgula do discurso, contudo, as aspas acompanham o discurso, não o inciso.

Exemplo:

"Pandora, pelo amor de Deus, largue esse vaso agora! Nem pense em atirar ele na Lillith, não vale a pena", disse Luciela.

"Luci, você não tem noção do que ela acabou de me dizer!", argumentou Pandora. "É uma depravada, isso sim!"

"E você é o que, Pandora?", questionei. "Está segurando esse vaso e ameaçando jogá-lo em mim. Bem da cabeça você não bate."

"É...", disse Luci. "Lillith tem um ponto."

Tentei colocar todos os possíveis pontos, tanto exclamação, reticências, interrogação e afins. É assim que o diálogo com verbos dicendi/sentiendi devem ficar quando usamos as aspas.



3) DIÁLOGO SEGUIDO DE TRECHO NARRATIVO COMUM:


Isso aqui me deixa louca da cabeça. Eu amo demais pontos, virgulas e demais amigos da ortografia, contudo, choquem: aqui não se separa com uma vírgula. Na verdade, NÃO SE SEPARA COM NADA!

"Você está do lado dela?" Pandora agora jogava sua raiva para Luciela.

"E tem como não ficar com você desse jeito?" Luci esfregou o rosto com as mãos. Ela se cansava demais das nossas brigas de cão e gato. Já eu, adorava. Pandora me divertia.

"Você é louca, Pandora, aceite!" Pisquei para ela e logo o vaso se despedaçou na parede atrás de mim. Segurei o riso, pois Luciela estava furiosa.

"Você..." Luci perdeu até a habilidade de falar de tão incrédula que estava.

"A culpa foi da Pandora", disse para Luci, tentando tirar o meu da reta. "Ela está precisando descansar, tadinha..." Pandora me fuzilou e eu apenas mandei um beijinho. "Além do mais, você não estava de saída, Pan?"

Consegui me controlar e não colocar vírgulas. Mentalizei que os discursos estavam sendo separados pelo vento. É isso.


♡♡♡♡

4) DIÁLOGO COM TRECHO NARRATIVO TERMINADO EM VERBO DICENDI:


Pessoal, é a mesma coisa que o diálogo com travessão, usaremos o nosso amigo ( : ).

Exemplo:

Vendo que Lillith não se manifestou, Ellora prosseguiu: "Vocês acham que é seguro aqui?"

"Não sabemos ainda, Ello..." Luciela se levantou da poltrona e serviu-se de um pouco de chá para tentar acalmar os nervos, mas, logo acrescentou: "Pensarei em uma forma de fazer com que seja seguro".


♡♡♡♡


Como eu disse no capítulo anterior, existem algumas coisinhas a mais que deixei de colocar aqui, pois não queria que fosse algo extremamente técnico. Essas são as regrinhas que vocês precisam saber para conseguir desenvolver os diálogos de vocês usando aspas.

Pessoalmente, não curto as aspas, até porque como muitos dos leitores usam o celular para ler, elas são pequenininhas e podem confundir quem está lendo através de um celular menorzinho. Contudo, essa decisão é de vocês.



Beijinhos, Lillith.



3 visualizações0 comentário

© 2020 por PROJETO AURORA, auroradivinaeos@gmail.com. Todos os direitos reservados.

  • wattpad
  • Instagram
  • YouTube