Diálogo #02 - Discurso e Inciso.

Agora que nós já sabemos alguns pontos importantes na hora de criar um diálogo, vamos passar para a parte mais chata, que é o conhecimento técnico da coisa.


Certo, primeiramente, vou reforçar o que já comentei em uma das resenhas que fizemos: a iniciação de um diálogo poder ser feita por um travessão (—) ou as famosas aspas (""). Se você quiser seguir na profissão ou deixar seus livros com cara de profissionais, parem de usar o hífen (-) e o underline (_), pois, além de não iniciar um diálogo, quando se está lendo pelo celular, pode atrapalhar o leitor e ele se perder. Afinal, qual é o tracinho minúsculo que eu estava lendo mesmo?!


Pulando essa parte, vamos para os diálogos em si.


— Ohana, se eu ouvir qualquer som sair por essa sua boca, você se arrependerá... amargamente — disse calmamente para a "doente".


Bom, temos um diálogo meu com uma das bruxas do meu Coven.


Tudo que está inserido dentro do travessão se chama DISCURSO. O Discurso é usado para demonstrar reações, gestos e até sentimentos da pessoa que está falando naquele momento.


— Ohana, se eu ouvir qualquer som sair por essa sua boca, você se arrependerá... amargamente (discurso) — disse para a chata que não parava de me encher o saco. (inciso).


O que vem depois do discurso, junto com o verbo de elocução ou verbo dicendi (disse), se chama INCISO.


O inciso, no meu diálogo, teve a função de mostrar o meu modo de discursar, ou seja, eu disse calmamente aquilo. Afinal, nada intimida mais uma pessoa do que manter a calma juntamente à uma ameaça.


Contudo, o inciso também possui outra função e, tão importante, senão mais, que a que eu apresentei para vocês. Quando existem vários personagens dialogando, o inciso pode ser usado para distinguir quem está falando o que naquele momento.


♡ Exemplo:

— Lillith, precisamos de um posicionamento seu — informou Ohana.


— Não podemos esperar um milagre, Alta sacerdotisa, a hora de atacar é essa... — Depois de largar essa bomba, Katia se sentou no sofá da sala de vigilância.


— Vocês estão furiosas, eu sei, também estou, acreditem, contudo, não podemos atacar de forma inconsequente, sem nem ao menos considerar que é isso que ele está querendo que façamos! — Talvez agora elas entendam o meu ponto.


— Considerei essa possibilidade, Lillith, mas ele matou uma das nossas, você deixará por isso? — Ellora me questionou.


— Vocês estão me confundindo com a coração mole da Pandora... — Dei um sorrisinho malicioso e logo saí de perto delas. Dizer que eu estava puta da vida era eufemismo.


Espero que tenham entendido a estrutura do diálogo, pois ela é de extrema importância na hora de escrever nossos diálogos, principalmente o uso do inciso quando existem vários personagens dialogando simultaneamente.


Beijinhos, Lillith.

2 visualizações0 comentário

© 2020 por PROJETO AURORA, auroradivinaeos@gmail.com. Todos os direitos reservados.

  • wattpad
  • Instagram
  • YouTube